index

Tipos de alisamento

Como funciona? Vantagens e desvantagens!

13 Novembro 2019

Existe bastantes tipos de alisamento capilar, o que deixa as consumidoras com grandes dificuldades no momento da escolha! Toda a gente se pergunta que tipo de alisamento devo escolher para o meu cabelo! Quais as vantagens da escova progressiva em relação ao alisamento definitivo?

Tipos de alisamento capilar

O que vamos tentar esclarecer neste artigo, é quais os principais tipos de alisamentos que existem no mercado, explicando as suas principais diferenças, vantagens e desvantagens. Este artigo é realmente uma explicação, não está diretamente ligado aos serviços que fazemos nos nossos salões. Falamos de alguns alisamentos aqui, que nem sequer os fazemos nos nossos salões.

Vamos falar mais especificamente de quatro tipos de alisamento: escova progressiva, alisamento definitivo ou japonês, relaxamento e alisamento a laser.



Escova progressiva

durabilidade escova progressiva

A escova progressiva geralmente tem uma durabilidade de 3 a 6 meses. Funciona bastante bem nos cabelos, no entanto é termo-activa, ou seja, tem sempre de usar o secador diariamente para obter o efeito liso. Regra geral esta escova não deixa o cabelo 100% liso.

Geralmente, as escovas progressivas têm 3 passos: shampoo anti-residuos, creme alisante e máscara finalizante. O principio ativo destas escovas progressivas geralmente é o ácido glioxilico. Estes alisamentos podem ser com ou sem formol. Nós defendemos que não deve ser utilizado formol, visto ser prejudicial para a saúde. Nestas escovas progressivas, exceto algumas exceções, tem de ficar três dias sem lavar o cabelo, para que o produto continue a fazer o seu efeito. Neste três dias é importante não prender o cabelo, nem colocar o cabelo por trás da orelha.

No processo do alisamento o cabelo deve ser pranchado em mechas bem finas, para além de que tem um tempo de pausa entre 30 a 60 minutos, o que faz com demore entre 2 a 3 horas, dependendo do cabelo e do técnico que elaborar o processo.

Em cabelos coloridos existe a possibilidade de o cabelo alterar até 3 tons, ou seja, ficar mais louro, e com reflexos amarelados, alanrajados ou esverdiados.

Geralmente a escova progressiva pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, mesmo em cabelos com madeixas ou coloridos. É importante sempre dizer ao técnico que processos fez anteriormente, para que ele se certifique da compatibilidade e do estado do fio de cabelo.

No nosso salão este serviço tem o nome de alisamento sem formol Slett, e tem algumas particularidades especificas, que se quiser ficar a saber, deve carregar no link!

Alisamento definitivo ou japonês

Durabilidade alisamento definitivo

O alisamento definitivo, que também é vulgarmente chamado por alisamento japonês, deixa realmente o cabelo 100% liso definitivamente, e não é necessário usar o secador diariamente. Geralmente o cabelo fica com o efeito "liso escorrido".

Quando falamos em definitivo, é sempre referindo-se ao cabelo que foi submetido ao processo de alisamento. A raiz irá nascer de forma natural, com os jeitos e tipo de cabelo que era anteriormente.

Por outro lado, sendo definitivo, o cabelo que foi submetido ao processo nunca voltará a ser o que era antes. Ficará para sempre liso.

Geralmente o principio ativo deste tipo de alisamento é o tiogliocato de amónio, o que faz com que apenas possa ser feito em cabelos naturais, não sendo compatível com qualquer outro tipo de química. Portanto, não pode ser feito qualquer tipo de coloração ou madeixas, antes, ou depois deste processo.

Uma vez que hoje em dia, quase todos os cabelos têm algum tipo de química, mesmo que já tenha sido há bastante tempo, é sempre aconselhado fazer um teste de mecha antes de fazer o alisamento.

Estes alisamentos geralmente também têm três passos: shampoo, creme alisante e neutralizante. Poderá haver marcas que trabalhem com mais passos. No processo também é utilizado prancha, da mesma forma da escova progressiva, tendo o processo uma duração entre 2 a 3 horas. O cabelo fica pronto no mesmo dia, podendo ser lavado ou prendido assim que desejar.

Relaxamento

Este processo é muito semelhante ao alisamento definitivo, sendo geralmente com o mesmo principio ativo (tiogliocato de amónio), mas menos concentrado. Portanto, também neste caso é aconselhado fazer um teste de mecha antes do processo.

As grandes diferenças entre um e outro, é que neste caso, não é necessário pranchar, e o tempo de pausa é menor. Assim, consegue-se um efeito de relaxamento, e não de alisamento. Isto é, o cabelo não fica 100% liso.

Este relaxamento capilar poderá servir para abrir uns cachos muito fechados, ou deixar o cabelo liso mas com alguma ondulação.

Regra geral também é constituído por três passos: shampoo, creme alisante e neutralizante.

Alisamento a laser

durabilidade alisamento a laser

Neste caso iremos falar do alisamento a laser Michele Encke, feito nos nossos salões. Este alisamento tem uma durabilidade de 6 a 8 meses, não sendo preciso secar com o secador diariamente. O cabelo fica 100% liso, com um efeito natural.

Este alisamento é constituído por apenas um passo, portanto o creme alisante é colocado logo no cabelo, em seco. Não é necessário qualquer tipo de tratamento antes.

O alisamento a laser é feito com um aparelho fotónico que emite uma luz com uma determinada frequência de onda, que funciona com um catalisador de reações químicas, isto é, acelera o processo, fazendo com que o alisamento seja mais eficaz, dure mais tempo, e o cabelo fique com mais brilho. Apesar de ser chamado de laser, esta luz nada tem a ver com o laser usado nas depilações, ou outros tratamentos. É mais semelhante a uma luz led, que não causa qualquer tipo de incómodo, nem aumento de temperatura.

Para além disso, este alisamento é compatível com qualquer outro tipo de química feito anteriormente ou posteriormente a este processo, portanto, pode ser feito em cabelos com madeixas ou coloração.

No caso deste alisamento, o cabelo sai pronto no dia do processo, sendo que pode ser lavado assim que desejar. Não vai precisar de ficar 3 dias sem lavar, ou prender.

Poderá também haver alteração de tom, da mesma forma das escovas progressivas. Assim aconselhamos que se está a pensar em pintar o cabelo, ou fazer madeixas, que o faça após o alisamento e não antes.

No caso de cabelos naturais, geralmente, não altera o tom.

Caso queira saber mais informações e preços sobre o alisamento a laser click no link.

Qual o melhor para o seu tipo de cabelo?

Tipos de alisamento capilar

Não temos uma resposta para si! Tudo depende do diagnóstico feito por um técnico, e do efeito que pretende dar ao seu cabelo! Uma coisa é certa, este processo deve ser feito apenas por profissionais, sendo que é necessário bastante técnica para atingir um bom resultado, sem causar nenhum dano ao fio de cabelo e couro cabeludo. Para além disso, como já foi dito anteriormente, pode ser um processo arriscado de se fazer, sem um bom diagnóstico.