Marque já! Home Mãos e Pés Pestanas e Sobrancelhas Estética Cabeleireiro Diagnósticos Online Contactos Ofertas Blog Loja online
index

Grávida pode fazer escova progressiva e alisamento?

27 Outubro 2020


Grávida pode fazer alisamento

Todos os dias recebemos mensagem com estas perguntas:

- Estou grávida, posso fazer alisamento?
- Estou a amamentar, posso fazer escova progressiva?

Antes de mais, queria que soubesse que também sou mamã, e portanto, já passei por esse período que é muito bonito e especial na vida de uma mulher! Como tal, esta é uma questão que eu tenho especial atenção...

Este é um tema que é bastante discutido, e a verdade é que ainda não existem dados suficientes para poder responder com certeza.

Já é do conhecimento público, que os alisamentos e escovas progressivas que contêm formol, não são indicados no período de gravidez ou de amamentação, mesmo que tenham a concentração mínima permitida pelo Infarmed.

Aquilo que ainda não está provado cientificamente é se os restantes alisamentos sem formol, à base de outros princípios ativos que não o formol, como por exemplo aminoácidos e outros ácidos, fazem ou não fazem mal para o bebé.

A verdade é que todos os compostos que são aplicados sobre a pele, e neste caso, no couro cabeludo, podem ser absorvidos pelo corpo, e entrar na corrente sanguínea, e deste modo chegar ao bebé, podendo estes ser nocivos para o bebé.

Para além disso, a realização destes alisamentos capilares ou escovas progressivas, provoca a libertação de vapores, que inalados podem também ser nocivos para o bebé.

Estes factos tanto se aplicam para as mamãs que estão no período de gravidez, como para as que se encontram no período de amamentação.

Apesar de nós sabermos que há muita gente a fazer alisamento nestas condições, e sabermos que o risco de acontecer algo é mínimo, dado que a quantidade absorvida pelo corpo destes ingredientes é muito pequena, nós não aconselhamos.

Temos também conhecimento de que existe alguns médicos com pareceres diferentes daquilo que nós indicamos, dizendo que os alisamentos sem formol podem ser feitos nestas fases. E quando assim é, quando um parecer positivo por escrito de um médico é apresentado, nós realizamos.

De outro modo, preferimos garantir a segurança de todos, e que as futuras mamãs fiquem com os seus cabelos naturais até deixarem de amamentar.

Não nos parece ético defender a realização dos alisamentos, sem ter a certeza absoluta de quais as suas implicações.

O que aconselhamos então enquanto está grávida ou a amamentar?

Philip Martin's

Para deixar o seu cabelo mais bonito e hidratado, aconselhamos antes que opte por outros serviços de hidratação, reconstrução ou nutrição, que ajudaram a reduzir o frizz! Claro que não vão alisar o cabelo... Isso só mesmo um alisamento o fará...

No nosso salão temos uma excelente opção para esta altura - Os rituais biológicos Philip Martin's. Estes, são tratamentos com produtos provenientes de agricultura biológica, sem químicos tóxicos, o que é ótimo para uma fase de gravidez ou de amamentação.

Estes tratamentos não tem qualquer contra indicação, e deixam o seu cabelo lindo e brilhante, e com muito menos frizz. Claro que não são alisamentos nem escovas progressivas. Se o seu cabelo é encaracolado, vai ficar encaracolada na mesma.

Espero que tenha ajuda muitas mulheres na sua decisão!

Partilhe o nosso artigo!